quinta-feira, 28 de julho de 2011

Veículo ecologicamente correto

O veículo elétrico já é uma realidade comercial no exterior com o Nissan Leaf. Destaque em 2011, esse carro de cinco lugares faz 160 km com uma única carga e baixa emissão de CO2.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Beleza e sustentabilidade

Em 2009, em Londres, houve uma feira onde grandes marcas e famosos designers mostraram vários móveis, de luminárias até sofás, todos feitos com materiais recicláveis provando a coexistência da sustentabilidade e da beleza.


As garrafas pet foram a matéria-prima de algumas luzes. Revestidas por meias-calças, que também tem um ciclo de vida curto, transformam-se em luminárias.

A cadeira foi feita a partir de copinhos plásticos para café (assento/encosto) e madeira sustentável.

sábado, 2 de julho de 2011

Biocopos


Cada vez mais ideias sustentáveis estão surgindo, uma delas é o biocopo que é feito de papel com certificação do FSC, que atesta o manejo sustentável da floresta. O biocopo fica em torno de 30% a 40% mais caro do que os feitos de plástico, porém ele reduz o impacto ambiental, já ganhou as graças do mercado internacional e já é vendido na Europa, EUA e Ásia. Aqui no Brasil esta tentando ganhar o público.

Você sabe a quantidade de sacos plásticos consumidos por hora?

1,5 milhão, essa é a quantidade de sacos plásticos consumidos por hora no Brasil. O dado é do Ministério do Meio Ambiente. Uma ecobag na mão e já ajudamos a fazer a diferença.

CPFL Renováveis

Com a união da CPFL e da ERSA, nasce a maior empresa de energia renovável da América Latina: a CPFL Renováveis. Ela chega ao mercado com um amplo portfólio de geração de energia eólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas.
A CPFL Energia é uma holding do setor elétrico brasileiro que atua na distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, sendo o maior grupo privado do setor.
A ERSA é uma das primeiras empresas brasileiras no segmento de pequenas e médias unidades geradoras de energia elétrica exclusivamente de fontes renováveis.

Hábitos

É hora de criarmos hábitos como levar a própria garrafa a ambientes como: academia, trabalho. Atos como esse diminuem o uso principalmente de copos plásticos e garrafinhas pet. Quando for ao supermercado, utilize as sacolas retornáveis (ecobag), essas podem ser compradas com apenas 3,oo reais. Apague a luz ao sair do recinto, fique menos tempo no banho, feche a torneira ao escovar os dentes, enfim. São com pequenos atos que podemos mudar o atual cenário mundial.

Plástico no mar.

Cerca de 0,5% das sacolas plásticas acabam em rios, lagos e oceanos. Essa porcentagem corresponde ao número surpreendente de aproximadamente 90 milhões de sacolinhas ao ano. Essas muitas vezes chegam aos mares em forma de fragmentos. Além de formar uma fina camada de plástico na água, são ingeridos por animais marinhos, que acabam morrendo.